Mestres

Por Fábio Amador Bueno

Mestre Kang é uma figura querida e respeitada no meio marcial em âmbito nacional e internacional. É dono de um invejável e vasto curriculum incluindo o Hapkido e o Taekwondo. Caracteriza-se

  por ser uma pessoa extremamente sociável e humilde, mesmo tendo sido um grande atleta e exímio artista marcial na atualidade. É um homem muito bem relacionado que conheçe políticos, Presidentes da República e o alto comando militar do Brasil e da Coréia, mesmo assim cumprimenta todos com a mesma consideração.

O Hapkido Olímpico é uma nova modalidade de Hapkido que cada dia vem crescendo e se desenvolvendo com grande consistência, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. O mais interessante é que esta linha marcial foi desenvolvida no Brasil por um coreano que reside em nosso país faz mais de trinta anos, o nome dele é Hong Soong Kang.
O grão mestre Dr. Kang, como é conhecido mundialmente, é um dos grandes nomes do Tae­kwondo e do Hapkido entre os mestres radicados no Brasil. Sua história em nosso país tem seu início em 1978, quando chegou à cidade do Rio de Janeiro e após pouco tempo nesta capital, fixou residência em Curitiba, capital paranaense. No mesmo ano de sua chegada às terras tupiniquins, mestre Kang (como é mais conhecido) foi capa da revista DO, que se caracterizava por ser a melhor e maior revista marcial do Brasil.
Mestre Kang antes de chegar ao nosso país, serviu o exército coreano com a patente de oficial médico e já naquele tempo se destacava como um grande marcialista. Ao chegar em nossas terras, participou de várias apresentações de Tae­kwondo e Hapkido, nas quais executava impressionantes performances, entre elas diversos tipos de quebramentos e chutes voadores entre anéis de fogo. Em umas dessas apresentações, mestre Kang impressionou o alto comando militar brasileiro na ocasião, desde então mantém amizade com alguns generais daquela época.
Atualmente dedica-se a administração das entidades que preside, divulgando e modernizando as artes marciais coreanas no Brasil.

World Olympic
Hapkido Federation
Criada e desenvolvida pelo mestre Kang, objetivando expandir, organizar e divulgar o Hapkido Olímpico em todo o mundo. Sediada em Curitiba, Paraná, a World Olympic Hapkido Federation é uma entidade federativa mundial que cresce tanto em nível nacional quanto internacional.
Além de ter todos os princípios do Hapkido ortodoxo, o Hapkido Olímpico possui ainda os poom se, que para quem não sabe, consiste em um conjunto de movimentos padronizados que imitam uma luta real com diversos oponentes, assemelhando-se ao kata do Karate e ao kati do Kung Fu, por exemplo. Aliado ao poom se estão as regras de competição, levando o Hapkido Olímpico a possuir características bastante esportivas. A modalidade não foi criada sem estrutura, pois Mestre Kang, ao desenvolver o Hapkido Olímpico se baseou na sua larga experiência nas competições nacionais e internacionais de Taekwondo.
A World Olympic Hapkido Federation e a Confederação Brasileira de poom se Olímpico já realizaram diversos campeonatos regionais, nacionais e mundiais. Recentemente, nos dias O6 e 07 de dezembro de 2008, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, a World Olimpic Federation teve uma grande participação no I Campeonato Brasileiro Sungjado de Hapkido, ao lado do mestre Dayverson Wagner, presidente da ISA – BRASIL (International Sungjado Assossiation). Nesta oportunidade o mestre José Simões, organizador do campeonato e 5º dan de Hapkido Olímpico, recebeu das mãos do Mestre Kang a sua nomeação como Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Hapkido Olímpico. Enquanto que o Mestre Miguel Santos, também 5º dan de Hapkido Olímpico, recebeu a nomeação como diretor técnico na Bahia, desta entidade. Outros contemplados foram o professor e escritor José Augusto Maciel Torres, que também é o diretor de publicidade da World Olympic Hapkido Federation, que passou a ser o Vice-presidente da Confederação Brasileira de Hapkido Olímpico e o editor da revista Fighter Magazine, Fábio Bueno que recebeu desta confederação a nomeação como conselheiro.